Cilto José Rosembach


11- 99393-9407
11- 98168-8323
cilto@uol.com.br

Programetes sobre o Livro do Deuteronômio

30/06/2020 18:24

Programa 01

Informações gerais sobre o livro do Deuteronômio

Tema: Livro do Deuteronômio

Lema: Abre tua mão para teu irmão (Dt 15,11)

Texto:  Frei,Carlos Mesters e Francisco Orofino

Produção e adaptação para a linguagem do rádio: Cilto José Rosembach

Gravação e edição: Juçara Terezinha Zottis

Músicas: Violão e Cântico. José Itamar dos Santos

Locução: Leonardo Candido, Dayana Carneiro, Pe.Ezael Juliato(Tchê)e,Pe,Cilto José Rosembach,(Cilto José)

1-Vinheta de abertura e fechamento: Dai-me a Palavra Certa, Pe Zezinho

2- BG: Prova de Amor , Paulinas

 

Téc. Vinheta de abertura: ...

 Téc. Vin:  Loc 1- Informações gerais sobre o livro do Deuteronômio:

Loc 1- Olá gente oba, ouvintes desta emissora, vamos conhecer um pouco sobre o livro do Deuteronômio. Este ano durante  o mês da bíblia, apresenta o lema: Abre tua mão para teu irmão (Dt 15,11). citar

Oração: Espírito Santo,(rezado ou cantada)

Musica:

Loc.2 Pois é gente, O Deuteronômio é o quinto livro da Bíblia. Faz parte de um conjunto de cinco livros chamado Pentateuco, também conhecido como Torá ou Lei Sagrada. A palavra Deuteronômio vem da língua grega. Significa “Segunda Lei”: deutero [segunda], nomos [lei]. Trata-se da segunda apresentação da Lei de Deus ao povo, feita por Moisés no fim dos 40 anos no deserto (Dt 1,1-5; 4,46). A primeira apresentação foi feita pelo próprio Deus no monte Sinai, logo após a saída do Egito (Ex 20,1-21). Esta segunda apresentação da Lei, o Deutero-nômio, é uma atualização ou releitura da mesma Lei de Deus em vista dos fatos novos, acontecidos depois da primeira apresentação.

 

Loc 3- Na bíblia hebraica, o nome do livro do Deuteronômio é Debarim, que significa “Palavras”, por ser esta a primeira palavra do livro, que começa assim: "Palavras que Moisés dirigiu a todo Israel no outro lado do Jordão" (Dt 1,1).

 

Loc.4- O nome Deuteronômio também tem a ver com a ordem de Deus para os reis e que está dentro do próprio livro. Ele disse: "Quando subir ao trono, ele [o rei] mandará escrever num livro, para seu próprio uso, uma cópia desta lei, ditada pelos sacerdotes levitas. Ela ficará sempre com ele, que a lerá todos os dias de sua vida, para que aprenda a temer a Yhwh seu Deus, observando todas as palavras desta lei e colocando estes estatutos em prática" (Dt 17,18-19). Assim, todos os reis deviam ter em mãos esta segunda cópia da Lei de Deus [Deutero-nômio] como norma para poderem governar bem o povo de Deus, tema atual.

 

Loc. 1- O Deuteronômio trata de temas fundamentais para a fé e a espiritualidade do povo de Deus. O tema central está bem expresso nesta frase do próprio livro, e que deveria ser repetida diariamente por nós:  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4Ouve, ó Israel: Yhwh nosso Deus é o único Yhwh! 5Portanto, amarás a Yhwh teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força. 6Que estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração! 7Tu as inculcarás aos teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando em teu caminho, deitado e de pé. 8 Tu as atarás também à tua mão como um sinal, e serão como um frontal entre os teus olhos; 9tu as escreverás nos umbrais da tua casa, e nas tuas portas.(Dt, 6,4- 9)

 

Refrão:  Ouve Israel:

Loc. 2- O Movimento Deuteronomista:

Antes de chegar a ser um livro, o Deuteronômio era todo um movimento de renovação que vinha de longe. Começou no reino de Israel no Norte na época do profeta Elias (Século IX aC). Elias, junto com outros irmãos profetas, suscitou uma reação muito forte contra a política do rei Acabe e da rainha Jezabel que, com seus desmandos, levavam o povo a abandonar a fé em Yhwh para seguir o deus Baal dos pagãos. Este movimento de renovação, iniciado pelos profetas, continuou e cresceu com mais força depois da destruição do Reino de Israel por Sargon, o rei da Assíria, no ano de 721 aC (2Rs 17,3-6; 18,9-12).

Loc-3- A destruição do reino de Israel no Norte foi um aviso muito sério para o povo do reino de Judá no Sul. Era como se dissessem: “ Se nós não observarmos a Lei de Deus, teremos o mesmo destino de Israel e em breve seremos totalmente destruídos!”. Por isso, o povo de Judá no Sul, junto com os refugiados que tinham escapado do desastre do reino de Israel no Norte, resolveu proclamar uma grande reforma, cujo objetivo era: observar com mais fidelidade a Lei de Deus. Era o assim chamado Movimento Deuteronomista.

Loc 4-  A origem do livro!

Durante os dez anos da menoridade do rei Josias, o grupo de regentes, que assumiu o governo, retomou a reforma iniciada por Ezequias. Depois, aos 18 anos de idade, o próprio rei Josias deu continuidade à reforma, sobretudo a partir do ano 622, o ano em que foi encontrado no templo de Jerusalém o assim chamado "Livro da Lei" (2Rs 22,8-10). É que nos trabalhos da restauração do prédio do templo, os operários encontraram o que eles chamaram o "Livro da Lei". Provavelmente, era o rascunho do futuro livro do Deuteronômio

Loc. 1- O Livro da Lei encontrado no Templo era uma releitura atualizada da Lei de Deus feita, provavelmente, pelos levitas em vista da situação difícil que o povo estava enfrentando naquele momento. Assim, na origem do livro do Deuteronômio não existe uma pessoa determinada como autor ou escritor, mas existe o movimento de reforma, iniciado pelos profetas, aprovado pelo rei Ezequias e levado para a frente pelos levitas. É aos levitas que alguns estudiosos atribuem o "Livro da Lei" que foi encontrado no Templo por ocasião da reforma do prédio (2Rs 22,8-10).

Loc 1- Como se divide o livro do Deuteronômio?*

Loc 2- O Deuteronômio se apresenta como sendo o Testamento de Moisés. É que no fim dos quarenta anos de peregrinação pelo deserto, pouco antes de morrer, Moisés fez três discursos dando ao povo as instruções finais, alertando sobre os perigos, indicando os caminhos a seguir e pedindo fidelidade a YHWH, que os tinha acompanhado ao longo da travessia. Por isso, o livro do Deuteronômio se divide em três partes desiguais, conforme os três discursos de Moisés:

Primeiro Discurso:                                 Dt 1,1 até 4,43:         Discurso de introdução ao Livro da Lei

Segundo Discurso:                                 Dt 4,44 até 28,68:     A Lei propriamente dita

Terceiro Discurso:                                 Dt 28,69 até 30,20:   O objetivo da lei: escolher a vida (Dt 30,20)

Apêndice:                                              Dt 31,1 até 34,12:      O final da vida de Moisés e alguns cânticos

Musica refrão:

Loc 3- Bem! O Deuteronômio é o livro do Antigo Testamento mais citado nos escritos do Novo Testamento, mais de 200 vezes! Você sabia isso? É com citações do livro do Deuteronômio, que Jesus vence as tentações do demônio no deserto, por exemplo:

* "Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" (Dt 8,3; Mt 4,4).

* "Não tentarás o Senhor teu Deus" (Dt 6,16; Mt 4,7).

* "Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele prestarás culto" (Dt 6,13; Mt 4,10).  

Loc 1- Qual era o objetivo da reforma deuteronimista? 

Loc 4- Bem, como sabemos o objetivo da reforma deuteronomista era este: levar o povo a observar melhor a Lei de Deus: Hoje tomo o céu e a terra como testemunhas contra vós: eu te propus a vida ou a morte, a bênção ou a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas tu e a tua descendência, amando a Yhwh teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a ele. Porque disto depende a tua vida e o prolongamento dos teus dias” (Dt 30,19-20).

 Loc 1- Quais são os principais temas que aparecem neste o livro?

 

 

Loc. 2- Ao redor do objetivo central que acabamos de ouvir, aparecem sete temas que concretizam o objetivo da lei. São também os sete temas dos sete Círculos Bíblicos que você poderá acompanhar nos áudios aqui na emissora ou ouvir com o  círculo bíblico. São como sete janelas diferentes para olhar para dentro da mesma casa, para descobrir a mensagem do livro do Deuteronômio. Eis os sete temas ou as sete janelas:

1. O Perfume do amor: 2. A Memória: 3. O Serviço: 4.O Êxodo: 5. A Comunidade:

6. A Libertação: Deus nos libertou da escravidão no Egito 7.  A Aliança: Compromisso mútuo entre Deus e o povo.

Loc.1 Muito bem gente, assim espero que você tenha informações gerais sobre o livro do deuteronômio. Acompanhe os sete círculos bíblicos que com carinho gravamos e apresentamos para você.

Loc.1- Oração: Rezemos juntos a oração do Pai Nosso...

Pe. Tchê - Benção: ( 4Ouve, ó Israel: Yhwh nosso Deus é o único Yhwh! 5Portanto, amarás a Yhwh teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força. 6Que estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração! 7Tu as inculcarás aos teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando em teu caminho, deitado e de pé. 8 Tu as atarás também à tua mão como um sinal, e serão como um frontal entre os teus olhos; 9tu as escreverás nos umbrais da tua casa, e nas tuas portas). (Dt, 6,4- 9)

Vinheta de fechamento...

Obrigado...
1º Círculo*** está gravado

O perfume do amor

Ser a revelação do amor de Deus no mundo

Dt 6,4-13

Tema: Livro do Deuteronômio

Lema: Abre tua mão para teu irmão (Dt 15,11).

Texto:  Frei Carlos Mesters e Francisco Orofino

Produção e adaptação para a linguagem do rádio: Cilto José Rosembach

Gravação e edição: Juçara Terezinha Zottis

Musicas: Violão e Cântico. José Itamar dos Santos

Locução: Leonardo Candido,  Dayana Carneiro,Pe. Ezael Juliato( Tchê)Pe.Cilto José Rosembach,(Cilto José)

1-Téc. Vinheta de abertura e fechamento: Dai-me a Palavra Certa, Pe Zezinho

2- BG, Prova de Amor , Paulinas

***As demais musicas são do cancioneiro de domínio publico católico, a serviço da evangelização.

 

Loc 1- Sejam bem vindos e bem vindas ao círculo bíblico, sobre o livro do Deuteronômio, com o lema: Abre tua mão para teu irmão (Dt 15,11).o nosso tema hoje é:  O perfume do amor,Ser a revelação do amor de Deus no mundo Dt 6,4-13

Loc. 1-   A nossa saudação a você que nos acompanha por esta emissora.

Invocação do Espírito Santo- Oração ou Cântico

2- Musica: Toda bíblia é comunicação...

Loc 1- Verificar como nós revelamos o amor de Deus

Neste primeiro círculo vamos meditar o texto do Deuteronômio que Jesus usou na conversa com um doutor da lei. O doutor perguntou: “Qual o maior mandamento?” (Mt 22,36). Jesus respondeu citando o Deuteronômio: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a sua alma, e de todo o teu entendimento” (Mt 22,37; cf. Dt 6,5). E acrescentou: “Este é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Toda a Lei e os Profetas dependem destes dois mandamentos" (Mt 22,38-40).

O mandamento de Jesus não é novo. Vem do AT. Já dizia o livro do Levítico: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19,18). Nova é a maneira como Jesus o praticou.

Qual a novidade de Jesus?

Loc 2-Primeira novidade: Jesus disse: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei (Jo 15,12). Jesus amou até doar a própria vida: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a própria vida pelos amigos” (Jo 15,13). Mudou a intensidade do amor: doação total de tudo!

Loc 3-Segunda novidade: Próximo não são só a pessoa da própria família (cf. Dt 15,3), mas também os romanos (Mt 8,5-13), os samaritanos (Lc 10,29-37), a mulher de Tiro e Sidônia (Mt 15,21-28). Jesus mudou a definição do próximo: próximo são todos aqueles de quem eu me aproximo. E Jesus concluiu: “Tudo aquilo que quereis que os outros vos façam, fazei-o vós a eles, pois esta é a Lei e os Profetas” (Mt 7,12). Jesus inverteu a proposta do amor.

Vamos conversar sobre isto

1. Como você, na sua vida, equilibra a observância da Lei de Deus e a prática do amor?

2. Educando seus filhos, você insiste mais no medo do castigo ou no desejo de servir por amor?

3. Aprender com o povo da Bíblia

* Musica: Escuta Israel...

* Loc.1- Durante a leitura do texto, que vamos ouvir, procurar vivenciar “A frase central do texto que ilumina tudo?

* Leitor(a)  Pega a sua bíblia e abra em Deuteronômio 6,4-13 ,e acompanha a leitura

Téc. Vai a BG

* Loc. 1- Convido Você que nós acompanha neste circulo bíblico, a refletir sobre  a Palavra de Deus:

1. Qual o ponto deste texto que mais chamou a sua atenção?

2. Como o perfume do amor transparece neste texto?

3. O que leva deste encontro para a sua vida, na família e para a comunidade?

4. Loc. 1- Oração Final:  Pai Nosso- Todos

5- Benção:

6-Téc.  Vinheta de fechamento:  Dai-me a Palavra Certa... Pe Zezinho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2º Círculo

 

Conservar a memória do passado

Quem perde a memória do seu passado perde o rumo na vida

Dt 6,20-25

Tema: Livro do Deuteronômio

Lema: Abre tua mão para teu irmão (Dt 15,11).

Texto:  Frei Carlos Mesters e Francisco Orofino

Produção e adaptação para à linguagem do rádio: Cilto José Rosembach

Gravação e edição: Juçara Terezinha Zottis

Musicas: Violão e Cântico. José Itamar dos Santos

Locução: Leonardo Candido,  Dayana Carneiro,Pe.Ezael Juliato( Tchê),Pe.Cilto José Rosembach,(Cilto José)

Téc. Vinheta de abertura e fechamento: Dai-me a Palavra Certa, Pe Zezinho

2- Téc. BG: Prova de Amor , Paulinas SP

***As demais músicas são de domínio publico católico, a serviço da evangelização.

 

Loc. 1- Sejam bem vindos e bem vindas ao círculo bíblico, nomes das pessoas da  equipe, O nosso tema hoje é: Conservar a memória do passado

Quem perde a memória do seu passado perde o rumo na vida. Dt 6,20-25

A nossa saudação a você que nos acompanha por esta emissora.

Loc 1- A nossa oração inicial: Invocação do Espírito Santo- Oração ou Cântico

Música Refrão...

 

Loc. 2- Vamos verificar como nós damos rumo à nossa vida

O texto do Deuteronômio que vamos meditar no encontro de hoje fala das perguntas dos filhos aos pais: Amanhã, teu filho te perguntará: "Que são estes testemunhos e estatutos e normas que Yhwh nosso Deus vos ordenou?" (Dt 6,20). E os pais contavam para os filhos as coisas que Deus tinha feito para eles no passado. Assim, os filhos aprendiam o catecismo daquela época. Antigamente, entre nós, também era assim. Os pais faziam as perguntas do catecismo e nós, os filhos, devíamos dar a resposta decorada. Hoje, são os filhos que fazem as perguntas e, muitas vezes, os pais não sabem bem como dar a resposta. Podemos conversar sobre isto:

Loc 3-. Como os pais transmitem hoje as verdades da fé? Os filhos estão interessados?

 Muita gente sai da nossa igreja para outras igrejas em busca de algo. Se saem, é por que algo está faltando. O que você acha que está faltando na nossa igreja?

* Loc 1-  O livro do Deuteronômio manda o povo lembrar o que Deus fez no passado. Durante a leitura fiquemos com esta pergunta na cabeça: "Por que Deus insiste tanto em lembrar a libertação do Egito?

Leitor (a) Pega a sua bíblia, abra em  Deuteronômio 6,20-25, e acompanha a leitura.

Téc. Vai a BG

Musica: ...

Loc 1-  Perguntas para refletir sobre a Palavra de Deus:

1. Qual o ponto deste texto que mais chamou sua atenção?

2. Quais os pontos centrais da catequese familiar presentes neste texto?

3. Deus sempre insiste para o povo lembrar a libertação da escravidão do Egito. De que maneira fazer a memória nos ajuda a manter o rumo na vida?

4. O que levo deste encontro para a minha vida, para a minha família e para a comunidade?

 Loc 1- Motiva a oração do  Pai Nosso, todos rezam...

 Benção final ver texto

Téc. Vinheta de Fechamento:

Obrigado:

 

 

3º Círculo

O nosso tema hoje é: O Serviço que Deus nos pede

Pelo seu jeito de servir o povo revela o rosto de Deus, Dt 7,7-12

Tema: Livro do Deuteronômio

Lema: Abre tua mão para teu irmão (Dt 15,11).

Texto:  Frei Carlos Mesters e Francisco Orofino

Produção e adaptação para à linguagem do rádio: Cilto José Rosembach

Gravação e edição: Juçara Terezinha Zottis

Musicas: Violão e Cântico. José Itamar dos Santos

Locução: Leonardo Candido,  Dayana Carneiro,Pe.Ezael Juliato( Tchê),Pe.Cilto José Rosembach,(Cilto José)

1-Téc. Vinheta de abertura e fechamento: Dai-me a Palavra Certa, Pe Zezinho

2- Téc. BG: Prova de Amor , Paulinas

***As demais músicas são de domínio publico católico, a serviço da evangelização.

 

Loc. 1- Sejam bem vindos e bem vindas ao círculo bíblico, nomes das pessoas da  equipe,  O nosso tema hoje é: O Serviço que Deus nos pede

Pelo seu jeito de servir o povo revela o rosto de Deus, Dt 7,7-12* A nossa saudação a você que nos acompanha por esta emissora.

Loc 1- Invocação do Espírito Santo- Oração ou Cântico

Música Refrão...

 

Loc.2-  Verificar qual o nosso jeito de servir a Deus

No texto que vamos meditar no encontro de hoje Moisés diz ao povo: “7Se Yhwh se afeiçoou a vós e vos escolheu, não é por serdes o mais numeroso de todos os povos — pelo contrário: sois o menor dentre os povos! — 8e sim por amor a vós e para manter a promessa que ele jurou aos vossos pais; por isso Yhwh vos fez sair com mão forte e te resgatou da casa da escravidão, da mão do Faraó, rei do Egito” (Dt 7,7-8). Deus nos escolheu e nos deu esta sua missão. A mesma missão de Jesus: "O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate para muitos” (Mc 10,45). Ser o povo eleito de Deus não é privilégio, mas é serviço, servir por amor. Vamos conversar sobre isto.

Loc.3- O que leva você a colocar-se a serviço dos outros? Por quê?

 Quais os serviços, pastorais e ministérios que existem em sua comunidade? Em qual deles você participa?

* Musica

* Loc. 1- Jesus disse: "Eu não vim para ser servido, mas para servir". O grande privilégio é poder servir. Durante a leitura fiquemos com esta pergunta na cabeça: "Qual o ponto mais importante da missão que recebemos de Deus?"

Leitor(a)  Pega a sua biblia e abra em Deuteronômio 7,7-11, e acompanha a leitura

Téc. Vai a BG

 

Loc. 1- Perguntas para refletir sobre a Palavra de Deus

1. Qual o ponto deste texto que mais chamou sua atenção?

2. Qual o ponto mais importante da missão que recebemos de Deus?

3. A partir deste texto, qual o serviço que Deus pede de nós?

4. O que levo deste encontro para a minha vida, para a minha família e para a comunidade?

Loc 1- Motiva a oração do Pai Nosso- Todos rezam...

Benção final, ver texto

Téc. Vinheta de fechamento:

 

 

 

 

4º Círculo

O nosso tema hoje é: Êxodo: viver em Saída

Viver em estado permanente de Êxodo, de Saída, Dt 8,5-16

 

Tema: Livro do Deuteronômio

Lema: Abre tua mão para teu irmão (Dt 15,11).

Texto:  Frei Carlos Mesters e Francisco Orofino

Produção e adaptação para à linguagem do rádio: Cilto José Rosembach

Gravação e edição: Juçara Terezinha Zottis

Musicas: Violão e Cântico. José Itamar dos Santos

Locução: Leonardo Candido,  Dayana Carneiro,Pe.Ezael Juliato( Tchê),Pe.Cilto José Rosembach,(Cilto José)

1-Téc. Vinheta de abertura e fechamento: Dai-me a Palavra Certa, Pe Zezinho

2-Téc. BG: Prova de Amor , Paulinas

***As demais músicas são de domínio publico católico, a serviço da evangelização.

Loc. 1- Sejam bem vindos e bem vindas ao círculo bíblico, nomes das pessoas da  equipe, O nosso tema hoje é: Êxodo: viver em Saída

Viver em estado permanente de Êxodo, de Saída, Dt 8,5-16 

A nossa saudação a você que nos acompanha por esta emissora.

Loc 1- Invocação do Espírito Santo- Oração ou Cântico

Música Refrão...

Loc. 2-  Vamos verificar se estamos de fato em saída, em êxodo ...

O papa Francisco, desde o início do seu pontificado, nos convoca para que sejamos uma igreja em saída. Ele chegou a dizer: "Prefiro uma igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas na estradas, do que uma igreja enferma pelo fechamento e pela comodidade" (EG 49). A palavra saída faz lembrar o Êxodo, a saída do povo do Egito (cf.EG 21). A palavra Êxodo vem do grego; significa saída. É a saída da escravidão do Egito para um novo jeito de viver e de conviver na Terra Prometida. No livro do Deuteronômio Deus pede que vivamos em estado permanente de Êxodo. Com outras palavras, que sejamos um povo de Deus "em saída": deixar para trás a opressão e criar uma nova fraternidade. Vamos conversar sobre isto:

Loc. 3-. Quais são hoje as grandes tentações que levam a gente a se acomodar?

Como você entende a proposta “ser uma Igreja em saída”?

Como a sua paróquia ou diocese tenta realizar a proposta do papa Francisco de ser uma igreja em saída?

Musica: Vai missionário...ou outra

Loc. 1- Durante a leitura fiquemos com a seguinte pergunta na cabeça: Qual a maior preocupação de Moisés no apelo que ele dirige ao povo?

Leitor (a)  Pega a sua biblia, abra em Deuteronômio Dt 8,5-16 e acompanha a leitura

Téc. Vai a BG

Loc 1-  Perguntas para refletir sobre a Palavra de Deus

1. Qual o ponto deste texto que mais chamou sua atenção?

2. Qual a maior preocupação de Moisés  no apelo que faz  ao povo?

3. Quais são os pequenos sinais, na sua paróquia ou na sua diocese, que mostram que estamos de fato em saída?

4. O que levo deste encontro para a minha vida, para a minha família e para a comunidade?

Loc. 1- Motiva a oração do Pai Nosso ligado a Igreja em Saída, todos rezam

Benção: Ver texto,

Téc. Vinheta de fechamento..

Obrigado

 

 

5º Círculo

Viver em Comunidade

 “Em teu meio não haverá nenhum pobre” (Dt 15,4),Dt 15,7-11

Tema: Livro do Deuteronômio

Lema: Abre tua mão para teu irmão (Dt 15,11).

Texto:  Frei Carlos Mesters e Francisco Orofino

Produção e adaptação para à linguagem do rádio: Cilto José Rosembach

Gravação e edição: Juçara Terezinha Zottis

Musicas: Violão e Cântico. José Itamar dos Santos

Locução: Leonardo Candido,  Dayana Carneiro,Pe.Ezael Juliato( Tchê),Pe.Cilto José Rosembach,(Cilto José)

1-Téc.Vinheta de abertura e fechamento: Dai-me a Palavra Certa, Pe Zezinho

2-Téc.  BG: Prova de Amor , Paulinas

***As demais músicas são de domínio publico católico, a serviço da evangelização.

Loc. 1- Sejam bem vindos e bem vindas ao círculo bíblico, nomes das pessoas da  equipe, Viver em Comunidade “Em teu meio não haverá nenhum pobre” (Dt 15,4), Dt 15,7-11

A nossa saudação a você que nos acompanha por esta emissora.

Loc 1- A nossa oração inicial: Invocação do Espírito Santo- Oração ou Cântico

Música Refrão...

 

Loc.2-  Verificar se entre nós existem pobres e o que nós fazemos por eles

Quando você vê cacos de vidro no chão, você conclui: "Alguém quebrou um copo!". Naquele tempo, quando aparecia um pobre na rua, o profeta concluía: "Alguém quebrou a aliança!" Pois a aliança era o compromisso solene de observar os Dez Mandamentos. Quando todos observam os Mandamentos de Deus, não surge pobre, nem pode surgir. Moisés até dizia ao povo: "Entre vocês não deve haver pobre!" (Dt 15,4). E dizia ainda: “Eu ordeno a você: abra a mão em favor do seu irmão, do seu pobre e do seu indigente na terra onde você está” (Dt 15,11). "Abre tua mão para teu irmão” (Dt 15,11). É o lema da Bíblia deste ano de 2020.

Pobres é que não faltam no Brasil. Alguns dizem: "É porque são preguiçosos!" Outros dizem: "Não tiveram sorte!" Outros dizem: "Paciência! Deus quer assim!" Outros acusam: "Eles não observaram a lei de Deus!" Outros concluem: "Resultado da corrupção dos ricos!" Outros não dizem nada, e aguentam. Vamos conversar sobre isto:

Loc 3-  Pobres é que não faltam no Brasil. Quem é o verdadeiro culpado? O que você acha?

 Frase de Dom Helder Câmara: “Quando dou comida para os pobres me chamam de santo. Quando pergunto: “Por que são pobres?”, me chamam de comunista”. O que você acha desta frase?

Musica: Javé o Deus do pobres....ou outra...

Loc.1-  O Lema do Mês da Bíblia deste ano de 2020 é: "Abre tua mão para teu irmão". Vamos ouvir o texto que traz esta frase. Durante a leitura, fiquemos com esta pergunta: Qual o ponto  forte e mais central desta recomendação de ajudar os pobres?

Leitor(a) Pega a sua bíblia e abra em Deuteronômio 15,7-11,e acompanha a leiitura

Tec. Vai a BG

Loc.1- Perguntas para refletir sobre a Palavra de Deus

1. Qual o ponto deste texto que mais chamou sua atenção?

2. Qual o ponto central desta recomendação de ajudar os pobres?

3. Como o Lema do Mês da Bíblia deste ano pode ajudar-nos a combater a fome e a pobreza no Brasil?

4. O que levo deste encontro para a minha vida, para a minha família e para a comunidade?

Loc 1- Motiva a oração do Pai Nosso , lembrando dos pobres. Todos rezam

Benção, ver texto

Téc: Vinheta de Fechamento:

 

 

6º Círculo

A Libertação que vem de Deus, Deus nos libertou da escravidão no Egito Dt 26,1-11

 

Tema: Livro do Deuteronômio

Lema: Abre tua mão para teu irmão (Dt 15,11).

Texto:  Frei Carlos Mesters e Francisco Orofino

Produção e adaptação para à linguagem do rádio: Cilto José Rosembach

Gravação e edição: Juçara Terezinha Zottis

Musicas: Violão e Cântico. José Itamar dos Santos

Locução: Leonardo Candido,  Dayana Carneiro,Pe.Ezael Juliato( Tchê),Pe.Cilto José Rosembach,(Cilto José)

1-Téc. Vinheta de abertura e fechamento: Dai-me a Palavra Certa, Pe Zezinho

2- Téc. BG: Prova de Amor , Paulinas

***As demais músicas são de domínio publico católico, a serviço da evangelização.

Loc. 1- Sejam bem vindos e bem vindas ao círculo bíblico, nomes das pessoas da  equipe,A Libertação que vem de Deus, Deus nos libertou da escravidão no Egito Dt 26,1-11

A nossa saudação a você que nos acompanha por esta emissora.

Loc 1- A nossa oração inicial: Invocação do Espírito Santo- Oração ou Cântico

Música Refrão...

Loc. 2-  Verificar como nós vivemos e irradiamos a liberdade

Neste círculo vamos ver de perto a mais antiga profissão de fé do Povo de Deus. Trata-se do Credo do povo do Antigo Testamento, no qual eles reafirmam sua fé na ação libertadora de Deus. O Credo que eles recitavam nas suas celebrações, traz a história do povo de Deus desde os tempos de Abraão e de Moisés. O Credo do Novo Testamento, que nós recitamos na Missa, traz a história de Jesus, que é o centro da nossa fé. Todos nós, desde criança, aprendemos o Credo. A mãe ensina, a família confirma e a catequista completa. Ensinando o Credo e as coisas da fé, a mãe transmite uma imagem de Deus que fica na nossa memória. Vamos conversar sobre isto:

Loc 3-  Para você, qual o ponto principal do Credo que recitamos nos domingos na Missa? Você já havia pensado nisso?  Quando você reza o Credo, você pensa na libertação que Jesus trouxe para nós?

Qual a imagem de Deus que você transmite pela sua maneira de viver e de conviver?

*Musica: fala do credo,

Loc. 1- Durante a leitura do Credo do povo do Antigo Testamento, fiquemos com esta pergunta na cabeça: “Qual o ponto central desta profissão de fé?”

* Leitor(a) Pega a sua bíblia e abra em Deuteronômio 26,1-11 e acompanha a leitura.

Tec. Vai a BG

Loc. 1- Perguntas para refletir sobre a Palavra de Deus

1. Qual o ponto deste texto que mais chamou sua atenção?

2. De que maneira  aparece no  Credo a memória da libertação?  

3. Qual o ponto central desta profissão de fé?

4. O que levo deste encontro para a minha vida, para a minha família e para a comunidade?

Loc .1 Oração do Pai Nosso ou Creio, Todos rezam...

Benção, verificar o texto...

Tec. Vinheta de fechamento.

 

 

7º Círculo

Assumir e viver a Aliança que Deus concluiu conosco

Compromisso mútuo entre Deus e o povo Dt. 30,11-20

Tema: Livro do Deuteronômio

Lema: Abre tua mão para teu irmão (Dt 15,11).

Texto:  Frei Carlos Mesters e Francisco Orofino

Produção e adaptação para à linguagem do rádio: Cilto José Rosembach

Gravação e edição: Juçara Terezinha Zottis

Musicas: Violão e Cântico. José Itamar dos Santos

Locução: Leonardo Candido,  Dayana Carneiro,Pe.Ezael Juliato( Tchê),Pe.Cilto José Rosembach,(Cilto José)

1-Téc. Vinheta de abertura e fechamento: Dai-me a Palavra Certa, Pe Zezinho

2- Téc. BG: Prova de Amor , Paulinas

***As demais músicas são de domínio publico católico, a serviço da evangelização.

Loc. 1- Sejam bem vindos e bem vindas ao círculo bíblico, nomes das pessoas da  equipe,o nosso tema hoje é: Assumir e viver a Aliança que Deus concluiu conosco Compromisso mútuo entre Deus e o povo Dt 30,11-20

 

A nossa saudação a você que nos acompanha por esta emissora.

Loc 1- A nossa oração inicial: Invocação do Espírito Santo- Oração ou Cântico

Música Refrão...

 

Loc.2- Verificar como vivemos nosso compromisso com Deus

O texto do Deuteronômio que vamos meditar diz que a Palavra de Deus não é difícil e que ela está bem perto de nós (Dt 30,11-14). De fato, sem ninguém ensinar, todo mundo sabe que não pode matar, que não pode roubar, que não pode mentir. Realmente, a Palavra de Deus está perto de nós, está no nosso coração e pede um compromisso firme em defesa da vida (Dt 30,15-20). Todo mundo sabe: é observando os Dez Mandamentos de Deus que defendemos a vida e garantimos a felicidade. Se nós hoje não observarmos a Lei de Deus, seremos a causa da desgraça para os que virão depois de nós no futuro. Depende de nós, da nossa escolha. A consciência nos avisa. A consciência é um sinal desta presença da Palavra de Deus dentro de nós. Vamos conversar sobre isto:

Loc.3-  Quais os Mandamentos da Lei de Deus que o povo mais transgride na nossa sociedade?

Na nossa comunidade, o que estamos fazendo de concreto diante desta situação?

Musica: Os mandamentos de Deus são 10 ou outra

Loc.1- O texto de hoje deixa bem claro o seguinte: a Palavra de Deus pede um compromisso muito sério. Durante a leitura fiquemos com esta pergunta: Qual o compromisso que a Palavra de Deus pede de nós?

* Leitor(a),Pega a sua bíblia e abara em Deuteronômio 30,11-20, e acompanha a leitura do texto

Téc. Vai a BG

Loc.1- Perguntas para refletir sobre a Palavra de Deus

1. Qual o ponto deste texto que mais chamou sua atenção?

2. Qual o compromisso que a Palavra de Deus pede de nós?

3. Como o texto faz a ligação entre vivência da aliança e a defesa da vida?

4. O que levo deste encontro para a minha vida, para a minha família e para a comunidade?

Loc. 1- Motiva para a oração final, todos rezam juntos...

Benção: ver o texto adequado ao tema

Todos: dizem o nome e se despedem dos ouvintes

Tec. Vinheta de fechamento.