Cilto José Rosembach


11- 99393-9407
11- 98168-8323
cilto@uol.com.br

CANTAR

01/02/2013 17:41

 

                                                                                                 Zé Martins

O oficio do nosso povo é cantar. Canta porque está triste, canta por estar feliz. Canta para se alegrar, para curtir uma paixão para festejar, para lamentar uma tristeza, uma perda. Canta para ninar, para demonstrar carinho, para amar juntar, unir. Canta para resistir. A música é como um alimento na vida do nosso povo. Sem ela não seríamos, pois ela é constitutiva da nossa cultura. Não podemos falar de povo brasileiro sem falar de ritmos, de e sons, de tudo o que está ligado à música.

A música faz parte de nossas vidas. Imaginem nossas festas sem música. Nossas celebrações, nossas liturgias. Imaginem nossos meios de comunicação sem ter música para tocar. A música invade de um jeito gostoso em nossas vidas por vinte e quatro horas. A música é como sangue em nossas veias. Para quem canta e para quem não canta. Não depende dos nossos dons de cantores. Todos sabem o que é música.

Somos seres de linguagem. Isso nos faz diferentes dos outros animais. Isso quer dizer que temos uma capacidade imensa de nos comunicar uns com os outros, com a gente mesmo, com o Transcendente e com o mundo. Temos uma capacidade ilimitada de pensar, de refletir, de chegar a conclusões. E a música é um meio de linguagem. Ela é som. E o som é o pensar transformado em ondas que vão até o outro.

Deus, quando criou o mundo emitiu som. Um som que transformou o caos em mundo, em água, em verde, em estrelas, em universo, etc. A palavra é som. A palavra é música. Quando falamos, estamos cantando. É pela música que expressamos muito do que somos. Já reparamos que ouvimos mais música do que lemos? Expressamos muito mais dos nossos sentimentos cantando do que falando sobre eles. Bons professores têm descoberto que ao transformarem seus conteúdos em música, os alunos aprendem com mais facilidade. A catequese de crianças, o ensino infantil têm sua força evangelizadora e educadora na música.

A música embala nossos sonhos, nossas utopias. Ela nos dá força para que possamos ir em frente. Ela ajuda a resistir, ela ajuda a vencer o cansaço de tantas lutas, de tanto sofrimento. Ela nos faz fortes e vibrantes por uma causa. Nas romarias e procissões, ela ajuda a criar o ritmo, a dar o tom da caminhada e mesmo a atenuar o cansaço. No trabalho nas lavouras, na terra, nas obras, cantar atenua o esforço e alegra o ambiente fazendo dele um prazer. Poderíamos dizer muitas coisas da música, pois ela é vida em nossas vidas.