Cilto José Rosembach


11- 99393-9407
11- 98168-8323
cilto@uol.com.br

Bispos homenageados

07/02/2013 09:01

Bispos dos pobres, dom Casaldáliga e dom Angélico serão homenageados em SP

Ícones vivos da Igreja Católica, com histórico de lutas pela melhoria de vida dos mais pobres, dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, e dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau (SC) e ex-auxiliar na Arquidiocese de São Paulo, serão homenageados nesta semana em São Paulo, em eventos diferentes.

Dom Pedro Casaldáliga

Nesta quinta-feira, 7, às 19h, no salão nobre da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, nº 100), será realizado um ato em solidariedade a dom Casaldáliga, de 84 anos, que vem recebendo ameaças de morte por conta de seu empenho para que as terras Marãiwatsédé, em Mato Grosso, fossem devolvidas aos indígenas da etnia Xavante, habitantes originais.

Em dezembro de 2012, a Justiça ratificou que a desintrusão (devolução das terras) deveria ser cumprida e se intensificaram as ameaças contra dom Casaldáliga, que teve que deixar a região por medida de segurança, mas retornou para São Félix do Araguaia no dia 29 daquele mês, vivendo atualmente com proteção policial, assim como diversas lideranças indígenas e agentes de pastoral marcados para morrer.

Dom Angélico em livro

Na sexta-feira, 8, às 19h30, na Paróquia São Francisco de Assis (Avenida Miguel Rachid, 997, em Ermelino Matarazzo, na zona leste da cidade), dom Angélico, 80 anos, será homenageado com o lançamento do livro “Dom Angélico Sândalo Bernardino – Bispo profeta dos pobres e da justiça”.

https://www.cantareira.org/wp-content/uploads/2013/02/Dom_Angelico.jpg

Dom Angélico Sândalo Bernardino

O livro é uma iniciativa do coletivo “Igreja, Povo de Deus em Movimento” (IPDM) e recorda as transformações, inovações e ensinamentos vivenciados por leigos e padres junto ao bispo.

“São 640 páginas reunindo nos seus 80 anos, 80 testemunhos de vida de quem aprendeu a amar, porque você ensinou a amar”, expressou o professor Waldir Aparecido Augusti, coordenador do livro, durante a missa festiva pelas oito décadas de vida de dom Angélico, em janeiro, na Paróquia Santos Apóstolos, no Jardim Maracanã.

Todas as pessoas que comparecerem ao lançamento com um convite, que foi amplamente distribuído, ou solicitarem o livro com antecedência receberão um exemplar gratuito da obra. Outras informações podem ser obtidas no telefone (11) 2546-4254 ou no e-mail ipdmovimento@google.com.